Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
tapete para quarto de bebe da singular baby

Tapete para quarto de bebê: como escolher o melhor

O tapete para quarto de bebê é um acessório que alia estilo, segurança e aprendizado. Portanto, escolher o tapete para quarto infantil é uma tarefa que requer atenção e antecipação. Com o intuito de ajudar mamães e papais nesta tarefa, preparamos um guia para auxiliá-los: confira!

Por que o tapete infantil no quarto do bebê é útil

Já parou para pensar sobre tapetes? 

Essa é uma pergunta estranha, não é? Muitas pessoas adoram tapetes, enquanto outras querem não querem vê-los nem de longe. Entretanto, quando o tópico é tapete infantil para quarto de bebê, esse debate se torna mais importante do que simplesmente gosto pessoal.

1. Tapete em quarto infantil protege o bebê

Sabemos que os pequenos são ávidos por explorar e aprender. De fato, a médica e educadora Maria Montessori, criadora do método Montessoriano, defendia que essa autonomia de aprendizado é fundamental para a saúde das crianças.

Entretanto, sabemos também que os bebês não possuem ainda noção de autopreservação e perigo. Por isso é importante a supervisão de um responsável o tempo todo. Assim, nada mais justo do que utilizar todas as opções disponíveis para tornar essa tarefa mais simples: é aí que entram os tapetes.

O tapete infantil no quarto (e também em outros ambientes, como sala, cozinha, etc.):

  • Separa o bebê do chão, onde acumula-se sujeira e microorganismos prejudiciais.
  • Pode delimitar uma área segura para o bebê explorar (com o auxílio de um cercadinho, por exemplo).
  • Mantém o bebê aquecido, fora do contato com o chão frio.

Ou seja, utilizamos o tapete infantil no quarto como um acessório para deixar o quarto mais seguro.

2. Desenvolvimento infantil com o tapete de bebê

O tapete para quarto infantil pode ser utilizado para ajudar no desenvolvimento do bebê. Isto é, age como um apoio para os ensinamentos e instruções dos adultos. 

Dessa forma, sabendo que a criança está seguindo as regras em um ambiente seguro, os adultos também ficam mais tranquilos. Com isso, a criança ganha liberdade para explorar o mundo ao seu redor, o que estimula seu desenvolvimento.

Desse modo, não apenas o bebê exercita sua descoberta do mundo, mas também:

  • Aprende desde cedo o que são limites claros (onde pode e onde não pode mexer).
  • Começa a desenvolver a noção de propriedade (o que é e não é do bebê).
  • Exercita seu raciocínio lógico e compreensão de atos e objetos.
  • Desenvolve as noções de autocuidado e autopreservação.
  • Trabalha a auto-suficiência e a individualidade.

3. Criando uma rotina com o tapete para quarto infantil

Por vezes, adultos subestimam as capacidades dos bebês. Isto é, estão tão empenhados em cuidar, alimentar e proteger que se esquecem que os bebês já possuem diversas capacidades.

Uma dessas capacidades é de compreender rotinas, hábitos e ações. Em outras palavras, ainda que as crianças não saibam o que “hora” e “calendário” significam, elas entendem contextos e práticas em comum.

O tapete para quarto de bebê ajuda nesse aspecto. Se, desde pequeno, o bebê for ensinado que quando está no tapete é hora de brincar e aprender, ele associará o tapete a estas ações. Por consequência, saberá que quando está no berço é hora de dormir e quando está na mesa é hora de comer.

Em outras palavras, ensina-se a criança que uma rotina pode ser algo benéfico. Ou seja, transmite-se o valor da organização e das regras. Desse modo, desde cedo a criança aprende a pensar seus gestos e ações.

melhor tapete para quarto de bebe
O tapete para quarto infantil Nina & Co Confetti é uma opção divertida e versátil.

Muito estilo e personalidade com o tapete para quarto de bebê

Uma vez que já mencionamos pontos menos debatidos sobre tapete para quarto de bebê, é hora de falar sobre a questão mais lembrada: sua estética.

Tapetes são ótimos acessórios para mostrar seu estilo, criar ambientações e decorar a casa. De fato, já mencionamos quão bem eles combinam com poltronas aqui no nosso blog. Com toda a certeza, tapetes são uma das formas mais práticas e simples de personalizar um espaço.

Além disso, há uma enorme variedade de modelos à escolha. Em nossa loja contamos com opções da:

Entre eles há: tapete infantil redondo, tapete para quarto de menina, tapete para quarto de bebê menino, tapete multicolorido e muitos mais. Aliás, um dos favoritos é o tapete Nina & Co coração: as mamães adoram!

Sem dúvida existem muitas mais opções de tapete infantil para quarto por aí, cada um deles mais bonito que o outro. Portanto, incentivamos os adultos a explorar e testar combinações. Procure o que fica legal com os móveis de bebê, em particular o berço ou cama e a cômoda, pois são os móveis principais do quarto.

Dicas infalíveis para escolher o melhor tapete para quarto de bebê

Para ajudar as mamães e papais a escolher o tapete certo na hora de montar o quarto do bebê, separamos algumas dicas:

  1. Priorize a qualidade dos materiais e da confecção: há diversos materiais, desde algodão hipoalergênico até material lavável; pesquise bem e escolha com base na qualidade.
  2. Confira sempre as medidas do tapete de bebê: independentemente do formato, sempre meça antes o cômodo em que o tapete ficará.
  3. Tapetes com elementos educativos podem ser uma prioridade: diversos modelos possuem desenhos e imagens educativos, que incentivam o desenvolvimento psicológico do bebê, então procure por eles.
  4. O tapete infantil lavável é uma excelente opção: há materiais que podem ser lavados à mão ou até mesmo na máquina de lavar; sendo assim, eles são super práticos.
  5. Tapetes são ótimos tanto para meninas quanto meninos: meninos e meninas possuem, às vezes, gostos diferentes para as coisas, mas tapetes não têm gênero e ficam excelentes para ambos.
  6. Considere não só o tapete infantil para quarto, mas também para a casa toda: o quarto do bebê é um local especial na casa, mas caso você, assim como nós, adore um tapete, considere colocá-los em mais cômodos do lar!

Gostou dessas dicas? Compartilhe-as nas redes sociais! Além disso, você também pode conferir toda a linha de tapetes da Singular Baby lá no nosso site: são várias opções incríveis para a família toda.

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2023 Kicker. All Rights Reserved.