Uma alimentação saudável é fundamental para a saúde e o bom desenvolvimento do bebê. Para que o pequeno possa aproveitar todos os benefícios de uma boa nutrição é preciso também organização e planejamento alimentar. Saiba como organizar a rotina do seu bebê com estas dicas.
Introduzindo alimentos sólidos
Introduzir alimentos sólidos para o bebê é uma das fases mais desafiadoras da família, afinal, você se torna responsável por alimentar uma pessoa totalmente dependente. Por isso, organizar a alimentação do seu bebê é fundamental!
Além disso, o planejamento é importante para garantir que o seu filho receberá todos os nutrientes necessários e a melhor alimentação possível. Continue a leitura e veja dicas para organizar a alimentação do seu bebê.
1. Tenha os grupos nutricionais sempre à mão
O primeiro passo é planejar o cardápio da semana para oferecer alimentos de todos os grupos nutricionais. Para fugir dos ingredientes de sempre, confira a lista abaixo e use-a na hora de planejar o cardápio.
- Carnes e ovos;
- Carne bovina;
- Carne de frango;
- Carne de porco;
- Carne de cordeiro;
- Carne de peixe;
- Miúdos;
- Ovos;
- Outras carnes;
- Cereais, raízes e tubérculos.
- Arroz;
- Massas;
- Aipim;
- Inhame;
- Batata-inglesa;
- Batata-doce;
- Batata-baroa;
- Polenta;
- Farinha;
- Cará;
- Milho;
- Feijões;
- Feijão fradinho;
- Feijão preto;
- Feijão de corda;
- Feijão rajado;
- Feijão vermelho;
- Lentilha;
- Ervilha;
- Grão de bico;
- Legumes;
- Abóbora;
- Tomate;
- Abobrinha;
- Cenoura;
- Chuchu;
- Couve-flor;
- Quiabo;
- Beterraba;
- Berinjela;
- Vagem;
- Verduras;
- Couve;
- Alface;
- Espinafre;
- Rúcula;
- Almeirão;
- Agrião;
- Brócolis;
- Acelga;
- Frutas;
- Abacate;
- Abacaxi;
- Açaí;
- Acerola;
- Ameixa;
- Amora;
- Banana;
- Caju;
- Caqui;
- Cereja;
- Goiaba;
- Laranja;
- Uva;
- Jabuticaba;
- Mamão;
- Maracujá;
- Melancia.
2. Compre alimentos da estação
Os alimentos da estação recebem menos agrotóxicos e são ideais para variar o cardápio. Melancia e pêssego, por exemplo, são ótimas opções para o verão, enquanto morango é uma delícia no inverno.
Pesquise quais são os alimentos de cada época e tente variar entre eles. Assim, o bebê já começa a identificar novos sabores e se deliciar com as novidades.
3. Varie a forma de apresentar o mesmo alimento
Se a criança oferece resistência para comer, uma forma de organizar a alimentação do bebê é variar a forma de apresentação. A banana é um bom exemplo: você pode amassá-la, cortá-la em rodelas, oferecer ela inteira, assada, frita, usá-la em receitas… use a imaginação!
Dessa forma, aos pouquinhos, o bebê vai criando o hábito e se acostumando com o sabor dos alimentos, independentemente do formato.
4. Use a criatividade para evitar o desperdício
Viu que aquela fruta está parada faz tempo na fruteira? Utilize para fazer papinha ou congele para fazer alguma outra receita futuramente. Com crianças em casa, infelizmente o desperdício pode se tornar uma realidade. Porém, com algumas mudanças, é possível reverter o cenário.
Se você comprou hortaliças e frutas, por exemplo, faça alguma receita que utilize talos, sementes e cascas. Assim, você faz alimentos mais nutritivos, varia o cardápio do dia a dia e ainda estimula o consumo consciente dentro de casa.
5. Ofereça a mesma comida da família
Quando o bebê consome a mesma comida da família, você economiza tempo de planejamento e preparo dos alimentos e ainda consegue deixar todo mundo em casa com hábitos mais saudáveis.
Lembre-se que os filhos sempre adotam os hábitos da família. Se a criança vê os pais tomando sorvete todos os dias, por exemplo, com certeza vai querer se deliciar também.
6. Faça compras quando estiver com tempo
Desta forma você terá mais tranquilidade para organizar e processar os alimentos assim que chegar em casa. Isso é fundamental para facilitar a sua rotina em meio à rotina corrida de uma família com bebê!
Quando chegar do mercado, higienize bem os alimentos, passe-os em água corrente, esfregue as frutas e verduras, lave as folhas e faça o possível para deixar tudo bem limpinho. Afinal, quando falamos em alimentação, principalmente para bebês, tudo deve ser duplamente checado!
7. Congele os alimentos
A rotina atarefada dos pais muitas vezes impede as tarefas diárias na cozinha. Mas cozinhar não precisa ser um problema: para isso, basta congelar os alimentos!
Prepare a comida da semana inteira de uma só vez, se você achar mais viável dessa forma. Depois, é só comprar potinhos pequenos, etiquetá-los e ir descongelando durante a semana. Praticidade é tudo, não é mesmo? Parece trabalhoso, mas vai economizar muito tempo ao longo do mês.
8. Está sem tempo? Faça comida de uma panela só
Outro truque prático e ideal para organizar a alimentação do bebê: comida de uma panela só.
Sabe aquelas receitas que podem ser feitas todas no mesmo recipiente? Uma omelete, por exemplo: você consegue adicionar ovos, verduras e alguns tipos de queijos, misturá-los e fazer uma refeição super completa em apenas uma panela.
Por fim, lembre-se de que o papel dos adultos na introdução alimentar é oferecer e apresentar os melhores alimentos possíveis para o bebê, mas não é sempre que ele estará disposto a se alimentar. Por isso, organizar a alimentação do bebê vai te ajudar a evitar frustrações ao longo da introdução alimentar!
Gostou de saber mais sobre como organizar a alimentação do seu bebê? Então aproveite e conheça nossos produtos para facilitar a rotina da criança!
Nas nossas redes sociais você confere nossas promoções e também dicas de como cuidar da alimentação dos pequenos.