Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Como estimular bebê de 3 a 6 meses

Como estimular bebê de 3 a 6 meses

O marco dos três meses é um dos mais aguardados pelos pais de um recém-nascido. As cólicas diminuem, a rotina de sono começa a se estabelecer e ele passa a ficar mais tempo acordado durante o dia. Por isso, nada melhor do que aproveitar o dia para estimular a fala e o desenvolvimento motor do bebê desde os 3 até os 6 meses!

O que muda quando o bebê faz 3 meses?

Até os 6 meses de idade, o bebê passa por muitas mudanças, muito rapidamente. Por isso, listamos abaixo algumas brincadeiras divertidas para que você aproveite cada momento para estimular o desenvolvimento do seu filho. 

A visão é a principal fonte de informações para o bebê. Se antes ele só conseguia diferenciar cores contrastantes, como as primárias e o preto e branco, agora ele começa a descobrir as diferentes tonalidades. 

O tato também deve continuar a ser estimulado com objetos de diferentes tamanhos, texturas e temperaturas. O bebê também começa a descobrir alguns padrões sonoros, o que faz com que ele identifique os ambientes a partir do cantar de passarinhos, do chiado da panela e a se acalmar com a voz doce da mamãe .

Fazê-lo dormir é mais difícil nessa fase, já que ele está sempre alerta e curioso para descobrir o que está por trás de cada barulhinho que ouve pela casa.

Dicas para estimular a fala

Nessa fase, o bebê começa a brincar com a laringe e a emitir vogais, como “aaah” e “eeeh”. Logo virão os primeiros balbucios silábicos, como os esperados “angu”.

Veja a seguir algumas dicas de como você já pode estimular a fala do bebê desde os três meses de idade.

Converse com o bebê — o tempo todo!

O bebê começa a construir o seu vocabulário desde o nascimento. Por isso, converse muito com o seu filho, descrevendo em voz alta todos os passos da troca de fraldas ou apontando e nomeando objetos, por exemplo. 

Para demonstrar que ele participa da conversa, repita todos os sons que ele fizer — esse retorno vai deixá-lo contente e com mais vontade de interagir através de sons.

Insira a música em sua rotina

A música também é uma importante aliada do desenvolvimento da linguagem. Suas repetições e diferentes modulações de voz chamam a atenção do bebê e facilitam no aprendizado de palavras novas. 

Você pode inserir a música em atividades de rotina, como na hora do banho ou de acordar. Todo mundo ganha: cantar para o bebê fortalece vínculos e acalma tanto a criança como o cuidador!

Leia para o seu bebê

A leitura é uma ferramenta importante para aumentar o vocabulário e estimular a oralidade, ou seja, ela ensina o poder de contar histórias por meio da fala. 

Comece com livros de banho, que costumam ser mais resistentes às mordidas inevitáveis dos pequenos. Vale improvisar histórias com base nas experiências do dia e abusar das entonações e expressões faciais para manter o interesse.

Como estimular o desenvolvimento motor

Nessa fase, deixar o bebê no chão é o principal exercício para o desenvolvimento motor do bebê. Por isso, abuse de recursos que possam estimulá-lo a passar mais tempo deitado de bruços — o chamado tummy time (tempo de bruços, em português) — sempre com supervisão.

A superfície ideal não deve ser muito macia, pois isso dificulta os pequenos movimentos. Os tatames de EVA são opções seguras, já que são isolantes térmicos, emborrachados e absorvem qualquer impacto. Veja algumas dicas para estimular o seu bebê de 3 a 6 meses no chão!

Deixe o tummy time mais divertido

Para estimular os movimentos, deite o bebê sobre tapetes coloridos ou com desenhos chamativos. Este tapete da Ibimboo pode ser transportado facilmente para cobrir superfícies diversas, como gramados ou tapetes peludos.

Desenvolvimento infantil e como estimular bebê
A hora da brincadeira é importante para os pequenos desenvolverem suas habilidades.

Ofereça brinquedos apropriados para a idade

Tenha sempre duas ou três opções de brinquedos bem chamativos, para fazer com que o bebê tente alcançá-los. Como o controle das mãos do bebê ainda está em desenvolvimento, brinquedos com argolas são ideais para essa fase. O Sr. Cão é uma opção interessante — além de colorido e fofo, ele proporciona diferentes texturas à brincadeira.

Deixe-o descobrir de onde vêm as luzes e sons

Brinquedos com luzes e sons são ótimos para estimular a lateralização do bebê. Balance um chocalho fora do campo de visão do bebê — ele tentará erguer a cabeça e virá-la para o lado para procurar a origem do som! Este chocalho com mordedor é uma excelente opção, já que tem a pega facilitada e pode ser levado à boca para aliviar o incômodo da erupção dos dentes.

Use a decoração a seu favor

Nessa fase, qualquer passeio pela própria casa pode trazer oportunidades para estimular o desenvolvimento. Um espelho, por exemplo, pode ajudá-lo a reconhecer a própria imagem. Para isso, leve o bebê até o espelho e aponte para ele, dizendo o seu nome. Saia da frente do espelho e depois reapareça, fazendo essa ação repetidas vezes.

Ofereça alternativas para o tummy time

Se o seu bebê não gosta de ficar no chão, deite-se de costas e experimente colocá-lo de bruços sobre o seu colo. Vá levantando as mãos do bebê aos poucos e observe o seu esforço para sustentar a cabeça e o tronco!

Outra dica é utilizar uma almofada por baixo do tronco. Isso vai dar outra perspectiva para o bebê e facilitar a aquisição dos movimentos.

Agora você já viu que estimular bebês de 3 a 6 meses não é algo tão complicado e pode ser divertido para toda a família. Aproveite para compartilhar nas redes sociais essas dicas com outras famílias que também estejam passando por essa fase de intensas transformações!

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2023 Kicker. All Rights Reserved.