Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Sinais de que a criança está pronta para o desfralde

Sinais de desfralde: como perceber que a criança está pronta

Quando começa a fase do desfralde da criança, é comum surgirem muitas dúvidas: com qual idade a criança pode sair das fraldas, como notar os sinais, qual é o momento certo para desfraldar, de que forma os pais podem incentivá-la… para ajudar você com essas e outras perguntas, trouxemos alguns sinais que mostram que seu filho está pronto para o desfralde. Vamos lá?

O desfralde está relacionado ao desenvolvimento individual da criança

Antes de apresentar quais sinais indicam o momento do desfralde, é importante considerar que cada criança tem o seu próprio tempo para o desfralde. É comum que algumas mães fiquem preocupadas com a idade da criança, mas tudo dependerá do desenvolvimento cognitivo, físico e emocional de cada uma.

Do ponto de vista físico, é necessário que a criança tenha controle do esfíncter, algo esperado em torno de 2 anos de idade. Além disso, ela precisa perceber que está com vontade de fazer xixi ou cocô, conseguir comunicar isso a um adulto e ter vontade de ir ao banheiro.

Caso o processo de desfralde esteja sendo estressante ou muito desafiador para a criança, o ideal é consultar o seu pediatra ou profissional especializado para avaliar o caso.

Sinais para desfraldar: saiba quando a criança está pronta

Agora que você já sabe que não existe uma idade específica para o desfralde, alguns sinais podem indicar que seu filho está pronto para iniciar a transição. Veja a seguir.

  • A criança demonstra incômodo com a fralda suja;
  • Ela faz bastante xixi de uma vez só;
  • Faz um cocô mais sólido. Dependendo da criança, em horários regulares;
  • Não tem medo de usar penico ou privada;
  • Consegue pular com os dois pés fora do chão — este é um sinal importante de controle do esfíncter;
  • Consegue abaixar e levantar as calças;
  • A fralda fica sem xixi por mais tempo;
  • Sabe a diferença entre cocô e xixi;
  • Demonstra que está com vontade de ir ao banheiro;
  • Consegue seguir instruções simples dos pais, como “guarde seus brinquedos”;
  • Começa a acompanhar os pais nas idas ao banheiro.

Após identificar esses sinais, fica dúvida de que forma os pais podem ajudar nesse processo? Continue a leitura e saiba como incentivar os pequenos a se preparar para o desfralde.

Como ajudar a criança no processo de desfralde?

Para tornar esse momento de transição mais tranquilo, existem algumas formas de ajudar a criança. Assim, prepare-se para:

  • Reconhecer as conquistas da criança, sempre que possível;
  • Não fazer pressão para que ele vá logo ao banheiro;
  • Não dar bronca na criança quando houver algum escape;
  • Transformar o momento em algo tranquilo e divertido, sem pressão;
  • Não repreender a criança se ela passar muito tempo no banheiro ou errar na hora de fazer o xixi;
  • Pergunte ao seu filho em um intervalo específico se ele quer ir ao banheiro. Pode ser de meia em meia hora, de 1 em 1 hora, dependerá do ritmo de cada criança;
  • Mostre como fazer o xixi. A imitação é uma grande aliada no processo de aprendizagem infantil, então a criança se sentirá mais segura se ver os pais usando a privada, por exemplo;
  • Só inicie o desfralde da noite depois que a criança já tiver saído da fralda do dia.
Sinais para desfraldar criança
O exemplo é uma das melhores formas de começar o desfralde das crianças.

Dicas para os pais lidarem com o desfralde

Como o desfralde é uma fase delicada e importante para a família, o ideal é que o processo seja feito aos poucos, com bastante paciência. Para tornar o momento mais tranquilo, uma boa opção é escolher acessórios como penicos, troninhos ou assentos redutores. Deixar o banheiro adaptado para a criança é o primeiro passo!

Outra dica é escolher um banquinho infantil para auxiliar a criança a subir na privada e depois na pia, para lavar as mãos. No caso dos meninos, existem também mictórios divertidos, que ajudam na fase do desfralde.

Além de mostrar à criança como se usa o vaso sanitário, aproveite o momento para ensinar mais sobre higiene ao seu filho. Explique como é importante lavar as mãos, ensine por que ele deve dar descarga, fale sobre o papel higiênico, entre outras informações importantes.

Se a criança frequentar a escolinha ou a creche, lembre-se de avisar os responsáveis para continuar o incentivo. É importante também ensinar os avós ou outras pessoas que façam parte da rotina da criança a manter a transição com naturalidade.

Caso a sua rotina seja corrida, aproveite as férias ou um final de semana prolongado para iniciar a transição. Em geral, as crianças demoram algumas semanas para se adaptar, então, ao invés de apressá-la, programe-se para conseguir acompanhar o processo de perto.

Agora que você já sabe os sinais de que o seu filho está pronto para o desfralde, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais? Ajude outros pais e mães que também passam pela mesma fase que você!

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2022 Kicker. All Rights Reserved.