Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Cama casinha na Singular Baby

Cama casinha montessoriana: 6 vantagens

A cama casinha montessoriana é uma opção moderna, criativa, versátil, didática e segura para quem está montando o quarto dos pequenos. Seu design permite que as crianças desenvolvam suas habilidades ao explorar o ambiente, ao mesmo tempo que proporciona diversão e alegria para o mundo de imaginação dos seus filhos. Conheça mais sobre a cama com casinha com as 6 maiores vantagens desse tipo de móvel.

Maria Montessori e o Método Montessoriano

Antes de falarmos da cama casinha montessoriana é importante resgatarmos o método que deu nome ao móvel e que pauta a filosofia educacional por trás dele. 

O Método Montessori foi desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori (1870-1952). Maria foi formada em Física, Matemática e Medicina, trabalhando com crianças com deficiências intelectuais por muitos anos, adaptando seus conhecimentos práticos nos seus estudos de Filosofia e Psicologia.

Foi nessa época que ela começou a trabalhar em seu método de “pedagogia científica”, montando, em 1906, a Casa dei Bambibini (“Casa das Crianças”), onde seu trabalho evoluiu grandemente. Nos anos seguintes, diversas novas Casas foram abertas na Itália e o Método se espalhou por inúmeros outros países.

Nas décadas seguintes, Montessori viajou o mundo como parte de seu trabalho de educação, passando por países como Áustria, Índia, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha. Por meio de aulas, palestras e cursos, ela desenvolveu e divulgou o Método, que foi sendo atualizado e melhorado durante toda sua vida.

Em seus últimos anos de vida, Maria fundou um instituto educacional, participou de congressos sobre seu Método, abriu uma casa de ópera, publicou diversos livros, recebeu inúmeros prêmios internacionais, foi nomeada para o Prêmio Nobel da Paz e estava diretamente envolvida na fundação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO.

Ela faleceu em 1952, aos 81 anos. Montessori foi e é conhecida como uma das maiores influências na educação infantil mundial e seu método é celebrado e reconhecido até os dias atuais. As camas casinha da Cia do Móvel são um exemplo de como seu trabalho continua incrivelmente potente no desenvolvimento das crianças e como é utilizado na prática.

Como é o Método Montessoriano na prática

A partir de seu trabalho com crianças deficientes mentais, Montessori estudou e analisou diversos métodos educacionais até reconhecer que através da ciência, os resultados obtidos na educação infantil eram muito mais potentes.

Durante o tempo na Casa dei Bambini, ela observou que quando as crianças (tanto deficientes intelectuais quanto não deficientes) tinham liberdade para explorar o ambiente ao seu redor, seu desenvolvimento era mais rápido e eficiente. Em seus livros, ela declarou que o papel do educador era remover obstáculos para o desenvolvimento natural da criança e prover oportunidades para que esse desenvolvimento pudesse florescer.

Ao utilizar móveis dos tamanhos corretos para as crianças e deixar objetos comuns (como panos, pratos, brinquedos, copos, etc.) ao alcance dos pequenos, o Método Montessori promove a liberdade para que as crianças conheçam o mundo a partir da experiência espontânea.

Por meio da exploração, manipulação, repetição, organização, abstração, comunicação e outras características chamadas “tendências humanas”, o Método promove a independência, a liberdade e educação infantil de maneira orgânica e muito mais divertida para as crianças.

A cama casinha montessoriana

diversos modelos de cama casinha: com escorregador, com cama auxiliar, simples, de solteiro… Algumas delas não seguem o Método Montessoriano, sendo mais tradicionais em seus tamanhos, proporções e usos. Porém, os modelos que se baseiam nessa filosofia trazem inúmeras vantagens para o desenvolvimento infantil.

Identificar uma cama casinha montessoriana é fácil: 

  • Ela é bem mais próxima ao chão, para facilitar a criança subir e descer da cama;
  • Ela conta com grades de proteção;
  • A estrutura da casinha fica ao alcance da criança, para que ela possa explorar;
  • Pode ser uma cama casinha com auxiliar ou simples;
  • Suas superfícies são desenvolvidas para oferecerem menor risco para a criança;
  • Pode ser cama casinha solteiro, dupla ou beliche;
  • Cama casinha beliche pode ter escorregador;
  • Pode ser preparada para receber mobiles, dosséis ou outros acessórios;
  • Normalmente a cama casinha é de madeira;

Todas essas características são pensadas para promover a liberdade da criança, que pode subir e descer da cama sozinha, pegar seus brinquedos e outros objetos no quarto, brincar com a própria casinha da cama e, claro, no fim do dia, ter uma noite de sono com conforto, segurança e diversão.

Na Singular Baby temos o cuidado de escolher camas casinha que sigam todas essas características, para garantir que os pequenos e pequenas estejam na melhor das companhias, tanto na hora da diversão quanto na hora do descanso.

Cama casinha montessoriana
Diversão e segurança com a cama casinha montessoriana.

As vantagens da cama casinha em estilo montessoriano

Mães e pais, claro, se preocupam com a segurança de seus filhos. Avôs, tias, padrinhos, cuidadoras e tantas outras pessoas importantes na vida das crianças também. É natural para todas elas, especialmente quando estão na “primeira viagem”, fiquem na dúvida sobre que características procurar nos móveis e o quais experiências eles irão proporcionar às crianças.

Para tirar essas dúvidas, vamos passar pelas 6 vantagens das camas casinha com casinha sobre os modelos tradicionais:

1. Materiais de alta qualidade

A qualidade dos materiais utilizados na cama casinha é incrível, mas não é só isso: eles também têm durabilidade, são fáceis de limpar, são mais resistentes e sua superfície é atóxica. Um excelente material que une todas as características é a madeira.

Uma cama casinha de madeira proporciona momentos de alegria e diversão para os pequenos, além de ser fácil de limpar e ser muito segura. Além disso, os materiais utilizados são parte fundamental da longevidade do móvel: se você quer que as crianças aproveitem a cama com casinha por bastante tempo, vale investir em um produto de qualidade.

2. Grande resistência da cama com casinha

Materiais de qualidade são imprescindíveis, mas uma boa construção do móvel também. Uma vez que o método montessoriano propõe a exploração e a experiência, é importante que o móvel seja construído de maneira robusta.

Dessa forma, a criança pode apoiar, se pendurar, puxar e testar a estrutura física da cama com segurança, sem que nada se quebre ou desmonte.

As grades da cama com casinha também seguem este preceito. Sejam elas completamente fechadas, em barras ou palitadas, as grades cobrem ao menos um terço do comprimento total da cama, são bem resistentes e não apresentam riscos de a criança ficar presa nelas.

Cama com casinha traz diversão para os pequenos
Uma cama casinha com auxiliar em modelo solteiro pode ser uma casa na árvore, um castelo ou até uma espaçonave!

3. Uma cama casinha é sólida e firme

Por mais que a criança vá testar os limites da cama com casinha, é também importante que ela não consiga movimentar a mesma, sob risco de se machucar, prender um dedo ou algo semelhante.

Na cama casinha simples, que fica bem próxima ao chão, observe quão bem o móvel fica no local escolhido e se não há frestas entre ela e o piso. Os riscos de queda nesse tipo de cama também são bem menores e, com ajuda das grades, são minimizados.

Já na cama casinha com auxiliar, o espaço entre a cama de cima e a auxiliar e seu movimento de abrir e fechar são pensados exatamente para evitar acidentes.

E para a cama casinha de solteiro ou beliche, os cuidados no projeto e na construção do móvel são dobrados. Assim, a estrutura da casinha aguenta as brincadeiras das crianças, objetos pendurados e muito mais.

Em todos os modelos, para crianças mais jovens a casinha normalmente é parte da estrutura da cama e não somente montada em cima da base, enquanto que para crianças mais velhas, a autonomia e liberdade que do Método Montessoriano é refletido nos móveis na versatilidade de um modelo adaptável — do qual a casinha pode ser retirada.

4. Diversão com os modelos de cama casinha com escorregador

Cama casinha com escorregador é pura diversão para as crianças, proporcionando uma experiência de descoberta inigualável. Tanto para os modelos com uma única cama, mais elevada do chão, quanto os modelos de beliche casinha suas características são:

  • Maior altura total do móvel;
  • Maior altura da cama até o chão;
  • Corrimãos e grades de proteção nos níveis superiores;
  • Grande resistência na construção;
  • Materiais de qualidade e reforçados;

Vale deixar três dicas de segurança:

  • Deixe o fim do escorregador distante de outros móveis, paredes e outros objetos grandes, para evitar que a criança bata em algum desses itens;
  • A cama casinha com escorregador é uma excelente oportunidade de ensinar muito bem as crianças a terem cuidado ao subir e descer da cama, ao utilizar o escorregador e também a passar por baixo do mesmo;
  • Incentive as crianças tanto no “saber dividir” (especialmente no uso do escorregador) quanto o sentimento de pertencimento e de cuidados com a casinha.

Exploração com segurança é a máxima do método montessoriano.

Cama casinha solteiro na Singular Baby
Pode ser meu presente de aniversário, né?

5. Medidas adequadas para os pequenos

Um fator importantíssimo de segurança é o tamanho da cama, que deve ser proporcional ao tamanho da criança. Claro que há boas margens e variações e os bons fabricantes sabem adequar seus móveis às necessidades das pessoas, mas tirar as medidas da cama casinha é algo a ser priorizado.

Por isso, há diferentes modelos de camas com casinha montessorianas: dessa forma, cada uma delas pode se adequar para crianças de tamanhos diferentes. Isso proporciona maior segurança e também garante que o móvel irá aguentar todas as aventuras que os pequenos terão com ele.

Modelos versáteis, que têm as opções de retirar as grades, colocar pés, pôr e tirar a cama auxiliar e até mesmo tirar a casinha são excelentes neste quesito, além de poderem acompanhar o crescimento das crianças por mais tempo, tendo um melhor custo-benefício.

Cama com casinha sem auxiliar em madeira
Ideal para as crianças que estão crescendo.

6. Cama com casinha é sinônimo de acessórios

Uma das partes mais legais da cama casinha é a possibilidade de utilizar diversos acessórios e brinquedos com ela, além das muitas brincadeiras que os pequenos podem aproveitar: fazer fortes de cobertores, pendurar panos e brinquedos, colocar mobiles, fazer dosséis, colocar luzes e prender desenhos são algumas peripécias favoritas das crianças

Tudo isso requer uma atenção maior e alguns cuidados extras, é verdade, mas os pequenos vão adorar! A cama casinha deixa para trás aquela noção antiquada de “ir para o quarto” como castigo: com uma delas, ir para o quarto será a melhor parte do dia!

Invista em um bom colchão, roupa de cama e cobertores

Com o tempo que as crianças passam na cama com casinha montessoriana, seja para se divertir ou para descansar, é importante investir num colchão de qualidade e que tenha o tamanho certo para a cama. A qualidade do colchão é fundamental para boas noites de sono, enquanto o tamanho certo irá prevenir acidentes. O mesmo vale para as cobertas, lençóis, fronhas e outros itens.

Por isso, além de investir em uma cama casinha que tenha materiais de qualidade e seja pensada com as crianças em mente, é importante também investir em um enxoval que irá proporcionar conforto para os pequenos e facilidade para os adultos. Confira essas dicas:

  • Prefira materiais hipoalergênicos e atóxicos;
  • Muitos produtos podem ser lavados em máquina;
  • Almofadas são ótimas para ajudar a acomodar a criança na cama;
  • Materiais como a microfibra são frescos no calor e quentes no inverno;
  • Há padrões, cores e desenhos lindos, que irão combinar com a decoração do quarto.
  • Se sua opção for por um beliche casinha e/ou a cama casinha com auxiliar lembre-se que todos esses itens devem ser adquiridos em dobro;

Dessa forma, a diversão que a cama casinha traz é potencializada por todos esses itens essenciais, tornando os dias e as noites da família muito mais alegres e tranquilos.

Cama casinha sem juros
Os acessórios usados com a cama casinha são muito importantes para o bem estar da criança.

As vantagens da cama casinha a qualidade Singular Baby

A Singular Baby é uma loja dedicada a móveis, itens de passeio, acessórios e decoração para bebês e crianças. Todas as nossas camas casinhas têm a qualidade Cia do Móvel e a tradição do Grupo Madeiranit, utilizando os melhores materiais e desenvolvidas no estilo montessoriano, para proporcionar a melhor experiência de diversão e aprendizado para as crianças.

Sabemos os desafios que criar os pequenos traz e, por isso, temos verdadeira paixão em buscar os melhores métodos de ensino e proporcionar vivências inesquecíveis para eles: são essas lembranças que eles irão carregar para o resto de suas vidas.

Versáteis, nossas camas casinha podem acompanhar as crianças por muitos anos, proporcionando incontáveis horas de alegria e potencializando seu desenvolvimento intelectual. São vários modelos e cores à pronta entrega: simples, de solteiro, com auxiliar e muito mais.

Confira nossas redes sociais e nosso site para mais informações, ofertas, lançamento de novos produtos, entre outros. Temos certeza de que você irá se encantar com cada cama casinha que temos disponível e que as crianças vão gostar muito, muito mais.

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2023 Kicker. All Rights Reserved.