Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Dicas para bebê dormir melhor na SIngular Baby

Como ajudar o seu bebê a dormir melhor? Veja 8 dicas

Como ajudar o seu bebê a dormir melhor? Alguns truques podem deixar a hora de dormir da criança mais tranquila, segura e confortável. Veja 8 dicas imperdíveis de como oferecer um ambiente tranquilo e confortável para a criança, ajudando o bebê a ter uma noite restauradora de sono.

8 dicas para ajudar seu bebê a dormir melhor

Os primeiros dias com o bebê em casa envolvem muitas descobertas e adaptações, incluindo os cuidados com o sono do recém-nascido. Criar um local seguro para ajudar o bebê a dormir melhor é fundamental para o descanso do pequeno (e dos adultos!) e também para seu desenvolvimento.

Como proporcionar esse ambiente é uma dúvida comum, principalmente para papais e mamães de primeira viagem Não se preocupe: existem alguns truques e métodos para ajudar o bebê a dormir melhor. Continue a leitura para saber mais!

1. Crie um ritual de sono

Bebês são muito sensíveis às mudanças de rotina. Portanto, seguir sempre a mesma sequência de atividades fará com que o pequeno se sinta mais tranquilo para adormecer. Assim, vale criar um pequeno ritual diário para deixar o neném confortável: dar um banho quentinho no chuveiro ou na banheira, reduzir as luzes do quarto, oferecer o leite, falar baixinho, cantar, entre outras opções.

Manter essas atividades todos os dias no mesmo horário pode ajudar a regular o sono da criança – e dos pais também!

2. Prepare o ambiente

Preparar o ambiente é um dos primeiros passos para estimular o bebê a dormir. Coloque a criança no berço e prepare o quarto com uma luz amena e sons relaxantes para evitar distrações.

Muita luz pode interferir na produção dos hormônios do sono, portanto quanto mais escuro, melhor. Aliás, nada de telas perto da hora de dormir!

A temperatura também é importante: você pode ligar o ar-condicionado ou o ventilador em dias quentes, desde que a corrente de ar não fique voltada para o bebê. Use óleos aromáticos suaves, como o de lavanda, para estimular o relaxamento do bebê.

3. Embrulhe o bebê em um “charutinho”

Outra tática para ajudar o seu bebê a dormir melhor é embrulhá-lo em um “charutinho” com alguma manta ou cueiro.

Isso porque, da fase do nascimento até os 4 ou 5 meses, a criança tem o reflexo de moro, que faz com que ela tenha o impulso de abrir os braços procurando proteção. É por isso que os bebês sentem como se estivessem caindo durante o sono, levando-os a acordar chorando em busca de afeto.

Assim, oferecer uma contenção física para o bebê como ele tinha dentro da barriga pode ser um truque eficaz. O importante é cuidar para que ele não fique superaquecido e também supervisionar a criança para evitar o risco de sufocamento caso o tecido fique por cima do nariz.

4. Use um ruído branco para o bebê dormir melhor

Você já ouviu falar no ruído branco? O som de chuva ou o som do útero são bons exemplos: eles possuem um ritmo consistente e suave que abafa barulhos que podem acordar o bebê.

Conversas, sons do trânsito e latidos de cachorros, entre outros ruídos externos, atrapalham o sono da criança. Um ruído branco, por outro lado, deixa o bebê mais calminho, tranquilo e seguro, com o sono mais duradouro.

Para fazer o ruído branco, basta usar um ventilador fraquinho, com o vento voltado para a direção contrária da criança. Existem também outros métodos de reproduzir esses sons, como aplicativos no celular, vídeos na internet ou luminárias sonoras, perfeitas para deixar o ambiente mais relaxante.

5. Deite o bebê de barriga para cima

No momento de colocar o bebê para dormir, atente-se à posição da criança no berço ou na cama: de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês devem dormir sempre de barriga para cima, e não de lado ou de bruços.

Isso é especialmente importante para bebês que ainda não conseguem sair do bruços sozinhos. O recomendado é começar a orientação postural em crianças a partir de 1 ano, ensinando-as gradualmente a dormir de lado, com apoio de um travesseiro bem macio.

O melhor berço para bebê dormir melhor
Um bom berço é fundamental para ajudar o bebê a dormir melhor.

6. Faça uma massagem relaxante

Um jeito simples de ajudar o seu bebê a dormir melhor é fazer massagens nas costas e pernas. Muitas crianças ficam sonolentas e pegam no sono rapidamente com o carinho dos pais.

As massagens podem ser feitas na poltrona, dentro do quarto do bebê, ou até mesmo no próprio berço. Uma dica é buscar pelo método shantala na internet: você vai encontrar diversos vídeos ensinando esta prática deliciosa — tanto para o bebê como para os papais!

7. Cuide das sonecas diurnas

Ao contrário do que diz o senso comum, quanto pior for o sono do dia, mais dificuldade o bebê terá para dormir à noite.

Isso porque, quando ele está cansado e não consegue dormir, o seu organismo libera cortisol, hormônio ligado ao estresse que impede a ação dos hormônios do sono (melatonina e serotonina). O resultado é o “efeito vulcânico”, que faz com que o bebê tenha crises de choro ao final do dia, bem na hora em que deveria dormir.

Portanto, estar atento aos sinais de sono do seu filho e cuidar para que ele durma bem ao longo do dia irá ajudá-lo a ter uma noite mais tranquila.

8. Use a técnica da remoção gentil

Colocar o bebê para mamar é a forma mais fácil de fazê-lo pegar no sono. Com o passar dos meses, o bebê já não tem tanta necessidade de mamar durante a noite, mas continua solicitando o seio apenas para voltar a dormir.

Para ensiná-lo a dormir sozinho, você pode guiá-lo por meio da técnica de remoção gentil. Ela consiste em tirar a boquinha do seio conforme ele entra em sono profundo. Comece aos poucos: primeiro, quando ele estiver quase dormindo e, com o tempo, vá retirando o bebê do seio cada vez mais cedo.

Mesmo com essas dicas, pode ser que o seu bebê continue despertando durante a noite. Se isso acontecer, não se frustre! Cada criança tem uma necessidade de sono diferente. O importante é ter persistência e tranquilidade para fazer da hora de dormir um momento prazeroso para você e o bebê.

Deixe seu bebê dormir melhor com a Singular Baby

A hora de dormir pode ser um momento incrível de conexão entre pais e filhos. Com essas dicas práticas de como ajudar os pequenos a dormir melhor, as noites de sono serão mais tranquilas, restauradoras e amorosas.

No nosso site você encontra produtos incríveis que irão facilitar a rotina do sono na sua casa, trazendo atenção e cuidado para os bebês e descanso para os adultos.

Agora que você já conhece alguns truques de como ajudar o seu bebê a dormir melhor, acesse nossas redes sociais e compartilhe este artigo para ajudar outros pais e mães que passam pela mesma situação!

Conheça a linha Ópera de berços

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2023 Kicker. All Rights Reserved.