Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Dicas para planejar quarto de bebê

Como planejar um quarto de bebê seguro

O quarto do bebê deve ser bonito e aconchegante, mas também muito seguro. Na hora de montar o cômodo, é importante prestar atenção em como os móveis estão dispostos, qual é a temperatura do ambiente, quais materiais são os mais adequados para cortinas e tapetes, entre tantos outros detalhes. Quer saber como planejar um quarto de bebê seguro? Continue a leitura!

1. Priorize a localização do berço

No momento de planejar o quarto do bebê, é importante lembrar que tudo deve ser prático e funcional. Por isso, o layout do ambiente deve ser estratégico, para que os móveis fiquem bem posicionados, afinal, a rotina precisa ser eficiente!

O berço, a cômoda, o trocador e a poltrona de amamentação precisam estar em locais bem definidos, com um bom espaço de circulação para os pais. No dia a dia, os adultos precisam se mover sem dificuldades, isto é, sem correr riscos de trombar nos móveis ou derrubar qualquer item importante.

Uma dica é começar a planejar a disposição dos móveis pelo berço. Deixe-o fora da corrente de ar e longe da janela, para evitar que a criança queira escalar o berço ver o que está do outro lado. Além disso, dependendo do material e da altura da cortina, ela pode ser perigosa para o bebê, porque ele pode puxar e se enroscar.

Luminárias, fios, enfeites de parede ou até outros móveis devem estar a uma distância segura do berço, para que não exista um apoio em que a criança possa pular.

2. Escolha móveis seguros

Nada mais comum do que comprar um berço, cômoda, cortina ou poltrona, por exemplo, para deixar a decoração do quarto mais bonita e aconchegante. Porém, antes de realizar a compra, é fundamental prestar atenção no material e na qualidade do produto, para evitar possíveis acidentes.

Prefira móveis com cantos arredondados, por exemplo. Caso não seja possível e o móvel escolhido tiver quinas pontiagudas, coloque protetores de silicone ou outros materiais macios, que são itens fundamentais para a segurança do bebê. 

Outra sugestão é verificar se o berço tem o selo do INMETRO. Só assim você terá certeza de que ele é seguro, pois já foi testado previamente. 

Se tiver rodinhas, lembre-se de mantê-las travadas o tempo todo. Além disso, é fundamental ter um colchão firme e liso, no tamanho ideal para que não fique nenhum vão onde o bebê irá dormir.

3. Use tapetes e cortinas como aliados

Para tapetes e cortinas, prefira sempre materiais que sejam de fácil limpeza e antialérgicos, como é o caso do EVA. Esse material é indicado também para a fase em que os bebês começam a engatinhar, já que amortece as inevitáveis quedas. 

Em relação às cortinas, uma dica é optar pelas persianas, pois elas acumulam menos sujeira e são bem mais práticas no dia a dia. Além disso, a decoração fica mais charmosa!

Se for possível trocar o piso do ambiente, a recomendação é usar vinil, madeira ou cerâmica. Além de serem fáceis de limpar, também trazem uma sensação maior de conforto.

4. Preste atenção nos móbiles e brinquedos

A decoração é parte fundamental do quarto do bebê, afinal, os pais passarão muito tempo com a criança dentro do ambiente. O uso de móbiles e brinquedos é comum nos quartinhos dos pequenos, mas isso não significa que eles sejam 100% seguros.

No caso dos móbiles, prefira versões antialérgicas, feitas com tecidos. Eles também devem ser ultraleves! Vale ressaltar que o móbile é ideal para bebês recém-nascidos, mas depois de alguns meses, a criança pode começar a puxar, o que pode se tornar um adereço perigoso.

Com relação aos brinquedos, evite colocá-los dentro do berço, pois a criança pode se sufocar ou se machucar, especialmente nos primeiros meses. Eles devem ter um espaço próprio dentro do quarto: dentro de nichos ou estantes, que também devem estar em locais estratégicos e bem presos à parede.

5. Cheque todas as tomadas

Todo mundo sabe o quanto as tomadas podem ser perigosas para as crianças. Então, já levando em consideração a fase em que os bebês começam a engatinhar, é essencial deixar as tomadas protegidas.

Entretanto, isso é bem simples de resolver: basta colocar protetores que são encaixados na estrutura e funcionam como uma espécie de tampa.

Como planejar quarto de bebê mais seguro
A linha You tem todos os móveis para o quarto de bebê ideal.

4. Tenha um ambiente bem iluminado

Como vimos, escolher os móveis adequados, materiais antialérgicos e prestar atenção na disposição dos itens dentro do quarto é essencial para deixar o quarto seguro para o bebê. Mas ainda podemos citar outro quesito que pode fazer toda a diferença para a segurança e o conforto da criança: a boa iluminação do ambiente.

A luz natural é sempre indicada, afinal, nada melhor do que deixar o sol entrar dentro de casa. Porém, para que a pele do bebê fique protegida durante os meses de alto verão, é indicado filtrar os raios ultravioletas que entram no quarto. E como fazer isso? Usando cortinas de tecido ou persianas com tela solar.

A luz artificial, porém, também faz parte da iluminação do ambiente. A recomendação é que ela não incida diretamente sobre o bebê, então, na hora de escolher a iluminação do quarto, prefira pendentes ou plafons, que oferecem uma iluminação indireta, uniforme e suave.

Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, abajures e arandelas com cúpulas são recomendados. As lâmpadas dimerizáveis, em que é possível regular a intensidade do brilho, também são boas alternativas para o quarto do bebê.

Mais dicas de ouro para um quarto de bebê seguro

Segurança para os pequenos nunca é demais! Então anote outras dicas simples e práticas para tornar o quartinho mais confortável:

  • Instale grades e redes de proteção nas janelas. O espaço máximo entre as grades de proteção para crianças deve ser de 6,5 cm;
  • Mantenha os itens de higiene distantes do bebê, para evitar que ele os coloque na boca;
  • Use o trocador sobre a cômoda apenas enquanto for seguro: caso o bebê se mexa muito, é melhor colocá-lo na cama ou mesmo no tapete de EVA;
  • Se o quarto do bebê seguir o método montessoriano, certifique-se de que as prateleiras e nichos acessados pela criança não possam ser escalados ou tombados;
  • Impeça o acesso de insetos ao cômodo com protetores que vedam as portas e as janelas;
  • Sente-se no chão e observe o campo de visão de seu bebê curioso: há lascas no chão? Existe algum vão entre móveis onde ele possa se entalar? Tudo o que estiver na altura da criança deve ser completamente seguro!

Gostou das dicas de como deixar o quarto de bebê seguro? Então aproveite e compartilhe este artigo para ajudar outras pessoas a montar o ambiente ideal para os pequenos!

No site da Singular Baby você encontra produtos incríveis que tornarão o quarto do seu pequeno o mais confortável, seguro e bonito possível.

Acesse também nossas redes sociais para mais dicas de segurança e decoração, além de ficar por dentro de nossas promoções.

Veja todos os produtos da linha You

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2023 Kicker. All Rights Reserved.