Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
A Singular Baby te ajuda a organizar a cômoda de bebê

Como organizar cômoda de bebê? Veja dicas!

Com a chegada do bebê, vários detalhes precisam ser levados em consideração, afinal, a rotina dos pais muda completamente! Além de todos os cuidados com a saúde e o bem-estar da criança, a organização é fundamental para deixar a rotina mais tranquila e confortável para a família. Por isso, preparamos algumas dicas de como organizar cômoda de bebê para facilitar as tarefas do dia a dia.

Escolhendo a cômoda de bebê

Escolher a cômoda de bebê ste é um passo importante e muito prazeroso para as mamães e papais ao final da gravidez. É o momento de rever as roupinhas, acessórios e outros itens essenciais, a fim de deixar o quartinho mais bonito e organizado para os primeiros meses de vida da criança. 

Preparamos dicas de como organizar cômoda de bebê de um jeito simples e prático para ajudar os adultos nessa enorme aventura!

Como escolher a cômoda de bebê?

Antes de começar a organização do ambiente, os pais precisam escolher uma cômoda que atenda a diversas necessidades. Muitas vezes, é nela que são feitas as trocas de roupinhas e de fraldas, por isso, uma dica é optar por um móvel multifuncional e que não impeça a circulação dentro do quarto. 

Cores neutras, como tons de branco, cinza ou de madeira clara também são curingas e podem ser usadas por mais tempo. Existem diversas opções: desde as mais clean até aquelas ricas em detalhes, como é o caso da cômoda Ópera com 4 gavetas e porta provençal

Alguns modelos contêm pintura atóxica e são resistentes ao amarelamento, como a cômoda Joy, o que pode ser muito benéfico para a decoração do ambiente e a preservação do móvel. 

Então, lembre-se de considerar a durabilidade da cômoda, a praticidade, o tamanho e o custo-benefício antes de realizar a compra. 

O que guardar na cômoda?

Depois que você escolher a cômoda, é o momento de fazer a organização das gavetas e da parte superior. Tenha em mente que esse móvel será muito utilizado, então é bom guardar os itens mais importantes para a rotina do bebê, como:

  • Itens de higiene (podem ser colocados na parte de cima, como potes, abajur, porta-fraldas, garrafa térmica, lixeira, entre outros);
  • Roupinhas, separadas de acordo com a idade e tamanho do bebê;
  • Fraldas descartáveis;
  • Fraldas de pano;
  • Mantinhas;
  • Cremes;
  • Itens de amamentação;
  • Talco;
  • Chupetas.

Como organizar cômoda de bebê

A recomendação é limpar o móvel e lavar as peças do enxoval do bebê a partir da 32ª semana de gestação. 

Com tantos acessórios, pode parecer complicado fazer a organização da cômoda, mas, na verdade, o processo é mais simples do que você imagina! Para tornar essa tarefa mais fácil, basta seguir alguns passos. Conheça-os a seguir!

Utilize a parte superior da cômoda a seu favor

Normalmente, o tampo é usado como trocador. Por isso, utilize o espaço que sobrar para deixar os itens da troca de fralda acessíveis, para que você nunca precise deixar o bebê em cima da cômoda sem supervisão. 

Por isso, aproveite a parte superior da cômoda para dispor pomadas, cestos organizadores, lenços umedecidos, uma garrafa térmica com água, algodão e uma lixeirinha, entre outros itens de higiene essenciais. 

Nos primeiros meses, você também pode forrar o tampo com um plástico transparente para minimizar os danos dos inevitáveis incidentes com xixi durante as trocas.

Cômoda de bebê organizada com a SIngular Baby
A cômoda La Vie tem espaço para todas as necessidades do bebê.

Primeira gaveta

Uma dica é colocar na primeira gaveta os itens usados com mais frequência, que precisam estar sempre à mão. 

Paninhos de boca e toalhas, hastes flexíveis, um pequeno estoque de fraldas descartáveis, escovinha de cabelo, cortador e lixa de unha, álcool gel, chupeta, termômetro, aspirador nasal e remedinhos costumam ser os itens mais necessários.

Gavetas do meio

Dependendo do móvel escolhido, ele pode ter uma, duas ou três gavetas no meio da cômoda. Você pode usá-las para colocar acessórios, sapatinhos, meias, roupinhas e outros itens do enxoval. Parece muito, mas lembre-se que as peças do recém-nascido são pequenas.

Separe as peças por tamanho, deixando as menores nas gavetas mais altas: recém-nascido, 3 meses, 6 meses e assim por diante. Caso tenha feito o enxoval para muito tempo, guarde as peças muito grandes e deixe na cômoda apenas as que são, no máximo, dois tamanhos maiores do que o bebê.

Depois, coloque-as separadas com a ajuda de colméias organizadoras, divisórias ou cestinhos, para facilitar a arrumação no dia a dia. Para facilitar a organização, dobre as pecinhas de modo que fiquem enfileiradas, não sobrepostas. 

Separe as roupinhas quentes das mais frescas. Depois, você pode separá-las por cores, em degradê, dos tons claros aos mais escuros. Analise o seu espaço, a quantidade de roupinhas que você tem e use a imaginação!

No começo, os bebês perdem as roupas muito rápido. Para não correr o risco de perder pecinhas sem usar, reorganize as gavetas da cômoda no máximo uma vez por mês.

Gavetas inferiores

Nas últimas gavetas, você pode guardar itens como mantinhas, cobertores, eletrônicos, bolsas, entre outros produtos que não são usados com tanta frequência. O importante é mantê-los organizados, para facilitar sua rotina. 

Uma dica é guardar peças de ocasiões especiais em outro armário. Como elas não são usadas com frequência – como roupinhas de Natal, por exemplo – não é preciso colocá-las na cômoda para ocupar espaço.

Cômoda organizada: pais e bebês felizes

Saber como organizar a cômoda do bebê envolve, também, a preferência dos pais da criança. Conhecer alguns truques pode ajudar bastante no dia a dia, principalmente no caso do primeiro filho, mas não existem regras rígidas e imutáveis. Tudo dependerá do enxoval da criança, do tamanho da cômoda, da decoração do ambiente, do gosto da mãe, entre outros fatores. 

É importante considerar que esse deve ser um momento prazeroso para a família, afinal, é a chegada de um novo membro que demanda muito carinho e atenção. 

Gostou das dicas de como organizar cômoda de bebê? Então aproveite e conheça todos os modelos disponíveis na Singular Baby!

Siga também nossas redes sociais e receba dicas de decoração e outros cuidados com os pequenos que tornarão seu dia a dia mais tranquilo, seguro e divertido.

A cômoda La Vie tem todo o espaço que seu bebê precisa

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2023 Kicker. All Rights Reserved.