Assim como para adultos, o sono do bebê é fundamental para sua saúde, bem estar e desenvolvimento. Por isso, vamos te ajudar a lidar com esse período da noite (e do dia) da criança: entenda aqui o que é janela de sono do bebê, porque ele é importante e como montar uma rotina saudável para o pequeno.
Como é bom dormir: o que acontece enquanto dormimos e quais os benefícios
De fato, durante o sono nosso corpo realiza diversas tarefas, entre elas:
- Nosso cérebro processa as informações que tivemos enquanto acordados, incluindo nossas memórias.
- Diversos hormônios são liberados para promover nosso crescimento e desenvolvimento.
- Nosso sistema nervoso descansa, reduzindo a atividade fisiológica do corpo e a nossa pressão sanguínea.
- O sistema imunológico tem a chance de funcionar de maneira mais efetiva, promovendo recuperações melhores.
Sendo assim, quem dorme bem:
- Fica menos doente e por menos tempo.
- Tem menos variações de humor e sabe lidar melhor com o estresse.
- Tem menos chances de problemas de saúde a longo prazo, tal qual problemas cardíacos e diabetes.
- Consegue realizar tarefas físicas e intelectuais mais facilmente, indo melhor na escola ou trabalho.
- Tem menos variação de peso e tende a se alimentar melhor.
Ainda que o sono dos bebês seja diferente do dos adultos em vários aspectos, essas características e benefícios são os mesmos.
Qual a diferença do sono do bebê?
Acabamos de mencionar que o sono do bebê é diferente do sono adulto, mas como exatamente?
- Bebês precisam de mais sono no total, podendo chegar a até 18 horas por dia quando ainda são bem pequenos.
- Seus ciclos de sono (variação entre maior e menor atividade das outras funções do organismo enquanto dormem) são mais rápidos.
- Os seus sonos alternam entre bem mais leves (quando eles acordam com qualquer coisa) e bem mais pesados (quando não acordam com nada) que o dos adultos.
- No início, há pouca diferenciação entre dia e noite: qualquer hora é hora para dormir.
Além disso, vale apontar que, conforme o bebê cresce e se desenvolve, seu sono também vai mudando:
- 0 a 3 meses: entre 14 e 17 horas de sono, tanto durante o dia quanto a noite, acordando diversas vezes para mamar, trocar fralda, pedir atenção, etc.
- 3 a 6 meses: entre 12 e 15 horas de sono, acordando menos vezes; boa parte dos bebês começa a dormir a noite toda nesse período.
- 6 a 12 meses: preferência por dormir à noite, novamente com uma redução da quantidade total de sono e períodos mais longos sem acordar.
Em conjunto, esses fatores formam o que costuma-se chamar de janela de sono do bebê. Isto é, um “cronograma” de quanto o bebê dorme e acorda: ela é a grande dica de como ajudar seu filho a dormir melhor.
Como funciona a janela de sono do bebê?
A janela de sono dos bebês varia conforme seu desenvolvimento. Além disso, a rotina de vida dos adultos, temperatura do ambiente, umidade, claridade, barulhos e até mesmo a cultura da sociedade fazem diferença no sono dos pequenos.
Assim como mencionamos, os bebês dormem mais, alternam mais entre sono leve e pesado e podem dormir em qualquer horário. Portanto, a janela de sono indica a quantidade de tempo acordado ideal entre uma soneca e outra, de acordo com a idade:
- 0 a 1 mês: até 40 min acordado;
- 2 a 3 meses: de 60 a 80 min acordado;
- 3 a 4 meses: de 60 a 90 min acordado;
- 4 a 6 meses: de 1h15 a 1h45 acordado;
- 6 a 8 meses: cerca de 2h30 acordado;
- 8 a 10 meses: de 2h a 3h30 acordado;
- 12 meses: de 3h a 4h acordado.
Rotina do sono do bebê: a chave para seu bebê dormir melhor
Uma vez que você já entende melhor o que ocorre quando dormimos e também a janela de sono do bebê, fica mais simples entender a importância da rotina do sono do bebê.
Desenvolver hábitos saudáveis (o que inclui repetição, regras e limites) é fundamental para que as crianças aprendam a dormir bem — sim, também é preciso ensiná-las a dormir! Sendo assim, confira algumas dicas:
- Gastar energia é fundamental para um bom sono: exercite e estimule o bebê com jogos, brincadeiras e atividades recreativas.
- Evite variações bruscas de temperatura, umidade e claridade no ambiente, especialmente para recém nascidos.
- Nada de telas de TV, celulares e semelhantes próximo à hora de nanar: a luz desses equipamentos influencia negativamente na qualidade do sono (e isso vale para adultos também, viu?).
- Utilize acessórios calmantes, tal qual músicas, cores, odores, etc. para criar a relação entre o sono e o descanso.
- Comece a relacionar o escuro com o sono: não é necessário deixar o bebê sem luz alguma (até porque, como falamos, ele dormirá independente do horário), mas feche cortinas e janelas para já incentivar esse hábito.
- Converse sempre com seu bebê: explique o que é dormir, sono, cansaço, estar acordado, etc.: isso irá ajudar tanto em acalmar a criança para dormir quanto também estimulará seu raciocínio e desenvolvimento.
Realizando esses e outros atos de maneira rotineira, você estará criando um hábito do sono do bebê que tornará mais fácil (para você e para a criança) lidar com as mudanças na janela de sono. Desse modo, você incentiva os hábitos positivos e proporciona uma melhor qualidade de sono para o pequeno.
Recreação, conforto e segurança com a Singular Baby
Dormir é parte primordial da vida e tal qual outras atividades, é uma que nos aprimoramos no decorrer do tempo. Parte da nossa missão aqui na Singular Baby é ajudar famílias a entender melhor a biologia dos bebês e crianças e a levar a maternidade e paternidade de forma mais leve.
Por isso, temos critérios rigorosos para todos os produtos que oferecemos em nossa loja. Isto é, se estamos ofertando ela para você é porque confiamos em sua qualidade e nos benefícios que elas trarão tanto para os bebês quanto para os adultos.
Acesse nosso site e veja os produtos para a hora da soneca: temos certeza que eles te farão bocejar!