Berço co-sleeper é uma opção para papais e mamães que querem passar suas noites com o pequeno bem próximo: logo ao lado da cama. Os co-sleepers vêm ganhando popularidade por estreitar o elo entre os pais e os bebês e também por tornar mais prático o cuidado com o bebê durante à noite. Confira 5 dicas para escolher o berço co-sleeper certo para sua família!
Facilidade é primordial
Leveza, praticidade e simplicidade são três dos requisitos mais procurados pelos adultos quando falamos de produtos para bebês: é assim com carrinho de bebê para passeio, com a cadeirinha para auto e, claro, com o berço também!
Sendo a hora de dormir um momento tão crucial do dia (e, sejamos sinceros, muitas vezes os adultos estão esgotados), torná-lo um momento mais simples e fácil é uma prioridade.
Foi pensando também nisso que as marcas começaram a desenvolver os berços co-sleeper: para proporcionar realmente um berço que fosse prático e simples, sem perder qualidade e que tornasse o período noturno o mais tranquilo possível.
O que é um berço co-sleeper
“Co-sleep” é o termo em inglês para “dormir junto”; o bebê está “co-sleeping” quando está dormindo junto com as mamães e papais, na mesma cama.
Porém, rapidamente foi notado que ter um bebê na mesma cama que os adultos apresenta diversos riscos e dificuldades:
- O bebê corre mais risco de ficar sufocado com travesseiros, cobertores, brinquedos ou mesmo pelos próprios adultos;
- No sono profundo (e sabemos que o cansaço de várias noites sem dormir pode levar à este ponto) é mais fácil os adultos machucarem o bebê sem querer e mesmo sem nem perceber;
- Bebês que se movimentam bastante correm maior risco de queda da cama;
- Muito espaço sem proteções e outras pessoas se movimentando na cama junto do bebê pode levá-lo a ter a dificuldades para dormir, bem como diminuir a qualidade do sono para o bebê e para os adultos;
- Diversos estudos ligam o bebê dormir na mesma cama que os adultos com a Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL), na qual o bebê falece sem nenhuma causa aparente.
É aí que entra o berço co-sleeper, por vezes também chamado de berço de cabeceira. Com uma altura que se ajusta à mesma da cama, ele permite que o bebê durma na segurança do berço, mas ficando junto da cama dos adultos.
Isso torna o cuidado com o pequeno muito mais simples durante a noite: choros, melecas e outros acontecimentos ficam mais manejáveis e sem a ansiedade de o bebê estar fora das vistas dos papais e mamães.
5 dicas para escolher o berço co-sleeper ideal para as suas necessidades
Apesar de ter benefícios incríveis, o berço de cabeceira de cama ainda não é tão conhecido assim, então, ao pesquisar por berços para os pequenos, é normal ter dúvidas na hora de escolher um co-sleeper. Por isso, estamos aqui para te ajudar!
Prefira um berço fácil de movimentar
Ter rodízios ajuda bastante ao movimentar o berço, porém há outras características que serão de enorme ajuda:
- Deve ser um móvel leve;
- Tamanho certo para não esbarrar em portas e precisar ser manobrado;
- Fácil de montar e instalar;
- Fácil de carregar e transportar, até mesmo tendo bolsa de transporte.
Este é um quesito importantíssimo, pois o berço co-sleeper será movimentado regularmente, tanto para mexer no bebê quanto para permitir que os adultos se deitem em sua cama, a arrumem ou mesmo limpem a roupa de cama do berço.
Priorize modelos que tenham tela
Ninguém merece passar calor e os pequenos também não! Por isso, os modelos com tela, seja removível seja nas laterais, são os queridinhos de quem escolhe pelo berço co-sleeper.
Além de permitir a ventilação do berço, deixando o bebê mais fresquinho, a tela também facilita na hora de olhar e cuidar do pequeno, é mais fácil de ser higienizada e torna o móvel mais leve sem comprometer a segurança. E tem mais: ainda protege o bebê dos mosquitos chatos!
Confira se o modelo tem ajuste de altura
Algo muito útil em um berço co-sleeper é o ajuste de altura, que permite nivelar o berço com a cama dos adultos, dando assim segurança extra caso o bebê se mexa bastante.
Modelos que apresentam essa regulagem também costumam ter diversas opções de balanço para ninar os pequenos, tornando-os assim móveis excelentes tanto para o sono da noite quanto para sonecas durante o dia.
Muita atenção ao preço
Eis um detalhe que muitas pessoas não falam: berço co-sleeper costuma ter um preço mais em conta que berços tradicionais ao mesmo tempo que são mais versáteis e fáceis de manobrar.
Claro que um berço tradicional tem suas vantagens, principalmente pela resistência do móvel e a possibilidade de ter mais espaço para guardar itens úteis para o bebê, mas como o berço co-sleeper prioriza leveza e agilidade, sua construção tende a utilizar menos materiais e ter realmente um design voltado para a praticidade, o que também significa preços mais baixos.
Berço co-sleeper fica melhor se puder ser combinado com outros móveis e acessórios
Modelos atuais de berço co-sleeper podem ser utilizados de maneira independente (funcionando tanto como berço de cabeceira quanto como berço normal), porém sua grande vantagem é realmente poder ser utilizado junto com outro móvel: a cama dos adultos.
Há alguns modelos, porém, que já trazem em sua linha a possibilidade de combinar o co-sleeper com outros acessórios, como é o caso dos bouncers: a famosa cadeirinha de descanso ou cadeira de balanço.
Essa combinação traz variedade de estímulos para o bebê, auxiliando em seu desenvolvimento e tornando seus dias mais divertidos, afinal de contas, ninguém quer realmente passar o dia todo, todos os dias, deitado na caminha, não é mesmo?
Se você gostou dessas 5 dicas para escolher o berço co-sleeper certo para a sua família, conte para a gente nas nossas redes sociais! Vamos adorar ouvir a sua experiência e opiniões sobre esse tipo de móvel!